Entrevista: Bianca

Por: Renan Pereira

Não à toa, a jovem Bianca Fraga tem se tornado, ao longo dos últimos meses, uma das grandes apostas da música brasileira. Natural do Rio de Janeiro, Bianca ainda está apenas começando, mas já se destaca pelo belo senso composicional e pela doce voz. Ao som da balada “Chained”, e através das imagens do belíssimo clipe da canção, Bianca foi apresentada ao Brasil, já conquistando vários ouvidos e corações.

Ao aceitar o convite do RPblogging para ser a entrevistada desse mês de fevereiro, Bianca participa de nossa terceira entrevista, contando um pouco sobre a sua carreira, seus pensamentos sobre aspectos da música e seus planos para o futuro:

Quando o clipe de “Chained” foi lançado, a música brasileira fez da jovem Bianca Fraga uma de suas maiores promessas… Sua vida mudou muito desde o lançamento do vídeo? Você esperava, no fundo, tanta repercussão positiva?

Antes de lançar o clipe de “Chained”, eu não sabia como iria ser… É mais desafiador e complicado do que eu imaginava. Apesar do clipe e da música terem sido produzidas pela Gomus, sou uma artista independente e tenho que correr atrás de maneiras alternativas de produzir um trabalho de qualidade e com um orçamento limitado. A resposta positiva me deu um incentivo para correr mais atrás do que eu quero.

Mas é claro que se o vídeo não fosse tão bem filmado, provavelmente a repercussão não seria tão grande. A música atual, mundo afora, dá uma importância cada vez maior ao conceito “imagem”, e o artista que deseja se destacar tem que se adaptar a essa nova “regra”. Para você, qual é a importância da imagem dentro de uma carreira musical?

No meio musical, a sua “imagem” é construída não só através dos elementos característicos da música de cada artista, mas a forma como você se veste, fala e se comporta. É inevitável ter uma “imagem”. Até mesmo artistas que não querem mostrar o rosto e que não acreditam em se fazer de bonitinho pra aparecer acabam querendo ou não construindo uma imagem. Eu espero passar a minha imagem da forma que eu sou. Com muita verdade.

Alguns sites de música apontaram você como uma das grandes apostas para esse ano de 2014. Como é encarar essa responsabilidade?

É maravilhoso, mas é uma grande pressão. Quero aproveitar ao máximo esse ano.

Muitos viram nas suas composições uma grande semelhança aos primeiros trabalhos de Mallu Magalhães… Afinal, é o mesmo caso de uma menina jovem que surge cantando em inglês e com uma doce voz. Você teme esse tipo de estereótipo? Afinal, se trata da Bianca, e não da Mallu; cada artista tem a sua própria personalidade.

Não me importo muito com comparações, mas acredito que apesar de termos essa semelhança, nossos trabalhos são bastante diferentes.

Você coloca The xx e The Knife como algumas de suas principais referências musicais… Pretende, algum dia, construir algum trabalho que flerta com a música eletrônica?

Estou só começando. Claro. Quero estudar mais esse lado.

Podemos esperar, nos próximos meses, mais composições inéditas reveladas em vídeo ao exemplo de “What If”? E sobre o primeiro disco, já existe alguma previsão?

Vem material novo por aí na semana que vem. Depois disso, podem aguardar muita música. Estamos no processo de pós produção de um novo trabalho.

Se alguma grande gravadora se interessar pelo seu trabalho, você topa seguir algumas regras impostas pela indústria fonográfica? Pergunto isso porque não são poucos os novos artistas que, na ânsia de crescer, acabam atendendo cegamente as ordens de produtores…

Não gosto de fazer nada que vá contra o que eu acredito e quem eu sou. É difícil pra mim até forçar um sorriso… Imagina forçar uma música ou uma imagem com que eu não me identifique!

O RPblogging agrade imensamente a sua participação nessa entrevista. Gostaria de deixar um recado final para os leitores?

Agradeço ao RPblogging pela oportunidade de dar essa entrevista. Fico muito feliz de saber que estão acompanhando o trabalho. Vem muita música por aí ainda no primeiro semestre desse ano! É só acompanharem: www.facebook.com/musicbianca
Instagram: @musicbianca

Muito obrigada!

B4

Deixe um comentário

