Clipes & Singles: Semana 42/2013

Clipes & Singles

O ano está entrando em sua reta final, mas a produção musical continua, obviamente, a todo vapor. Confira, no novo post da seção Clipes & Singles, os melhores e/ou mais importantes clipes e singles apresentados ao público entre os dias 12 e 18 de outubro de 2013.

Bruno Mars – Gorilla

Bruno Mars não é uma versão musical do Romário, mas assim como o eterno camisa onze, é um baixinho que sabe aproveitar as oportunidades que lhe são oferecidas. Com muito dinheiro à disposição, Mars tratou de recrutar a atriz Freida Pinto, de “Quem Quer Ser um Milionário?”, para interpretar a stripper Isabella em seu novo clipe, gravado para a canção “Gorilla”. Totalmente inserido no contexto da música, o vídeo, que mostra a atriz sensualizando o cantor havaiano, faz parte da promoção do quarto single do álbum “Unorthodox Jukebox”, lançado em dezembro de 2012.

Avril Lavigne ft. Chad Kroeger – Let Me Go

O novo álbum de Avril Lavigne, cujo lançamento está previsto para o dia 1º de novembro, será uma super-produção. Planejado para ser o crescimento definitivo da cantora, afastando-se das tradicionais concepções adolescentes, o disco vem ganhando um maciço apoio da Sony e deverá estrelar o topo da parada de vendas. Com o maridão Chad Kroeger (vocalista do Nickelback) na produção, o álbum tem em “Let Me Go” o seu terceiro single do registro, contando com um vídeo muito bem filmado e com uma canjinha de Kroeger nos vocais… Sentiu semelhanças com o Nickelback? Claro que não é por acaso.

Tiago Iorc ft. Maria Gadú – Música Inédita

O “Shimbalaiê” acabou tornando Maria Gadú a nova queridinha da MPB. Dentre as inúmeras concepções em que a presença da cantora foi requisitada (que incluem um disco ao-vivo em dueto com Caetano Veloso, o que não é pouca coisa), está “Música Inédita”, faixa que faz parte de “Zeski”, o terceiro álbum do compositor Tiago Iorc. Regravação da banda gaúcha Cidadão Quem, a música encontra no jogo de vocais de Iorc e Gadú um reconfortante aspecto singelo, amplificado pela animada performance dos cantores no clipe da canção.

The Pretty Reckless – Going to Hell

Os rumos instrumentais do The Pretty Reckless são ótimos, mas não dá para negar, infelizmente, a ineficiência dos vocais. Taylor Momsen é uma mulher jovem, alta, loira e magra, mas que não tem uma voz potente – um requisito básico para quem deseja cantar em uma banda de hard rock ou heavy metal. Tão deficiente quanto a base vocal da banda, o vídeo da canção Going to Hell agarra-se a bizarrices óbvias do tipo “somos metaleiros durões, e por isso existem cobras em nosso clipe”.

Prince – Breakfest Can Wait

Prince lançando um clipe ruim? Pois é isso mesmo que mostra o vídeo de “Breakfest Can Wait”, terceiro single do aguardado “Plectrum Electrum”, álbum cuja data de lançamento ainda não foi definida. Nem Prince aprece no cilpe, em que Danielle Curiel, que também dirige a produção, faz o papel do músico com bigode e tudo. Mergulhando fundo nos elementos clássicos do R&B, a canção se caracteriza como um grande momento de acerto, trazendo em seu vídeo promocional, porém, um resultado pra lá de banal.

Atoms for Peace – Before Your Very Eyes

Depois de passar um tempo sem nenhuma atividade relacionada ao Atoms for Peace, Thom Yorke retorna com o vídeo de “Before Your Very Eyes”, primeira faixa do disco “Amok”, lançado no mês de fevereiro. Condensando com maestria a áurea contempladora do subestimado registro, construído por Yorke com a ajuda do produtor Nigel Godrich, o baixista Flea, o baterista Joey Waronker e o percussionista Mauro Refosco, a animação apresenta um Thom Yorke gigante e arenoso surgindo em meio a um inóspito deserto, que se transforma constantemente para, depois, se tornar um grande centro urbano, repleto de prédios e viadutos. No fim, depois que tudo é engolido por um redemoinho, resta apenas o vocalista rodeado por formas abstratas.

Eminem – Rap God

Eminem está de volta, e nem um pouco humilde. Planejando, com “The Marshall Mathers LP 2”, uma continuação do clássico disco de treze anos atrás, o rapper não poupa egocentrismos em “Rap God”, canção que deve fazer parte do futuro registro, cujo lançamento está previsto para o dia 5 de novembro. Indo de encontro às concepções atuais do hip hop, Eminem, ao se auto-proclamar um deus, parece entrar em uma verdadeira batalha com Kanye West, que já havia brincando com as divindades no recente “Yeezus”.

Bidê ou Balde – Lucinha

O clipe de “Lucinha”, principal single do último disco dos gaúchos do Bidê ou Balde, demorou um ano e meio para ser lançado em virtude da agenda superlotada do produtor Rafa Braga, que também trabalha com vídeos publicitários. Repleta de elementos brega, o vídeo acaba satisfazendo o conceito do pop da canção com uma finalização repleta de efeitos luminosos, que parecem trazer à tona toda a farofa que foi consumida pela música durante os anos oitenta.

Travis – Mother

As ações publicitárias estão ficando cada vez mais claras nos clipes de música. Se a Sony já havia dado destaque ao seu tablet da linha Xperia no novo clipe de Avil Lavigne, agora é a vez da Apple dar as caras no mais novo vídeo da banda Travis. Inteiramente gravado em Iphone 5, o clipe de canção “Mother” mostra os integrantes da banda em um cotidiano fictício. Parte de “Where You Stand”, último disco dos escoceses, o single é um típico número do quarteto, que estará no Brasil no início do próximo mês de novembro para participar do festival Planeta Terra.

Criolo – Duas de Cinco

O rapper paulistano Criolo apresentou, nesta semana, seu mais novo single. Acompanhada ainda da canção “Cóccix-Ência”, “Duas de Cinco” volta a apresentar o fantástico jogo de versos que acabou conquistando o público brasileiro em 2011, com o aclamado álbum “Nó Na Orelha”. Se liricamente Criolo continua o mesmo, o mesmo não pode ser dito de seus rumos melódicos: nesse caso, a sua música mostra-se cada vez mais rica e abrangente, abraçando constantemente novas nuances.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s