1972: Super Fly – Curtis Mayfield

Eis um dos maiores clássicos da soul music. “Super Fly”, o terceiro álbum solo de Curtis Mayfield, é a trilha sonora do filme de mesmo nome. Mas isso não o diminui, muito pelo contrário: enquanto o filme se mostrou controverso, a trilha sonora se tornou clássica, marcando época na música norte-americana. Em “Super Fly”, Curtis Mayfield explora de forma ótima seu talento como compositor, com letras engajadas e inteligentes.

Apesar de o destaque no álbum “Super Fly” ficar mais para as letras, o ritmo também não é deixado para trás. Como em todo bom álbum de soul que preze, há a ocorrência de alicerces rítmicos elaborados, contando com os espertos e tradicionais grooves da música negra norte-americana. Na primeira faixa, “Little Child Runnin’ Wild”, Curtis canta de forma brilhante a melancólica infância no gueto, através de uma criança com problemas familiares que se atira em um mundo perigoso; a canção contém um instrumental muito bem feito, que consegue captar perfeitamente a densidade da letra da música. Em “Pusherman”, o garoto é apresentado às drogas; é incrível que, em uma época onde as drogas eram sinônimo de libertação, Curtis tenha tido a sensibilidade de criticar a sociedade sob tal prisma; para isso, e para o prazer do ouvinte, utilizou de um clássico instrumental soul, de alta qualidade.

“Freddie’s Dead” é a música do “Super Fly” que teve o maior êxito como single; é mais uma ótima canção, com belos arranjos instrumentais, construídos com uma forte linha de baixo, guitarras com wah-wah e uma orquestração de sutil melancolia; a letra lamenta a morte de Freddie Fat, um personagem do filme que é atropelado por um carro. “Junkie Chase”, um instrumental arrasador, faz a primeira parte do álbum se encerrar de forma contagiante, só atestando a grande qualidade do álbum.

O Lado B se inicia com “Give Me Your Love”, uma canção romântica e sedutora, que surge dessa vez com uma letra bem mais simples, deixando as críticas mais profundas um pouco de lado; mais uma vez, os arranjos instrumentais se mostram bastante elaborados. A sexta, “Eddie You Should to Know Better”, é mais uma canção muito bem produzida, em que Curtis canta para a personagem tentar se reerguer de uma fossa; pode parecer que às vezes o álbum se mostra melancólico em demasia, mas as críticas sociais intrínsecas nas letras de Curtis, aliadas a um clássico e competente instrumental soul, dão à música do álbum um tempero especial, em que os arranjos são um brilhante pano de fundo para as letras sérias.

“No Thing On Me (Cocaine Song)” é a canção que contém a crítica mais aberta do álbum, por ser claramente uma música anti-drogas; contém um instrumental certeiro, alegre, deixando clara a intenção de mostrar que, enquanto uma vida com drogas se aponta triste e melancólica, uma vida livre delas mostra-se cheia de esperança e de bons sentimentos.

A qualidade dos arranjos é novamente reforçada em “Think”, um número instrumental de quase quatro minutos, donde ouve-se uma belíssima execução de guitarra acústica, que com o reforço dos metais, constrói a canção mais melódica do “Super Fly”. É a contagiante faixa-título que encerra o álbum, de um modo especialmente arrebatador, com mais um instrumental competente e mais uma ótima letra de Curtis.

Absurdamente consistente é o “Super Fly”, com letras de uma inteligência e de uma sensibilidade impressionantes. Sem dúvida, pode-se dizer que se trata de um álbum à frente do seu tempo, com temas revolucionários para a soul music. Junto com Marvin Gaye e seu “What’s Going On”, Curtis Mayfield levou à soul music uma abordagem totalmente nova, construindo um álbum conceitual de grande qualidade.

“Super Fly” se encontra entre os melhores e mais inteligentes álbuns da soul music, contextualizando a situação dos guetos norte-americanos (na época) de forma sutil e arrebatadora. Um grande álbum, consistente do início ao fim.

NOTA: 9,5

Track List: (todas as músicas compostas por Cutis Mayfield)

01. Little Child Runnin’ Wild [05:23]

02. Pusherman [05:04]

03. Freddie’s Dead [05:27]

04. Junkie Chase (Instrumental) [01:36]

05. Give Me Your Love (Love Song) [04:14]

06. Eddie You Should Know Better [02:16]

07. No Thing on Me (Cocaine Song) [04:53]

08. Think (Instrumental) [03:43]

09. Superfly [03:55]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s