2008: This Is The Life – Amy Macdonald

Um dos bons nomes que surgiram na música nesses últimos anos foi o de Amy Macdonald. A escocesa, que saboreou uma vida pacata nos seus primeiros anos, viu sua carreira começar sob influências de Travis e The Libertines. Assim, com quinze anos, começou a tocar guitarra acústica, e após uma jornada de shows em pubs locais e o envio de uma demo para uma gravadora, seu primeiro trabalho de estúdio veio à tona.

Já no seu primeiro álbum, Amy surge com um repertório forte, e todo de sua autoria.  Com boas letras e com um instrumental caprichado, as músicas de “This Is The Life” se mostram fortes, artisticamente competentes e ligeiramente radiofônicas, construídas através de um soft rock que transborda de influências folk e indie. Uma boa mistura, nada muito revolucionária, mas que agrada bastante aos ouvidos.

“This Is The Life”  já se inicia muito bem com “Mr. Rock N’ Roll”, uma ótima canção, que contém um instrumental bastante competente, feito através de um ritmo bem marcado e de uma melodia caracterizada pelo violão de Amy. A segunda faixa é a música que dá título ao álbum, se mostrando de uma veia artística perspicaz e certeira, muito bem constituída por um belo instrumental e pelo vocal  que se encaixa corretamente à melodia. A melódica “Poison Prince” só faz o álbum continuar com tudo, contando com a ajuda de alguns elementos de indie rock, e amparada por uma sutil performance vocal de Amy, que, em seu estilo, deixa as canções com uma louvável sensibilidade.

A bela “Youth of Today” escancara ainda mais as qualidades compositiva, instrumental e vocal de Amy Macdonald, deixando claro que não se trata de mais um álbum qualquer, mas sim de uma consistente estréia de uma moça talentosa. “Run” ajuda a abrilhantar o álbum, com uma estrutura bastante interessante e belamente executada, contando novamente com um agradável toque sensível  de Amy. Mas a melhor música é “Let’s Start a Band”, que consegue captar de forma exata o contexto da letra, com uma boa melodia, uma bela interpretação vocal e uma produção caprichada, sem deixar de lado, obviamente, o feeling característico das músicas da cantora.

A contagiante “Barrowland Ballroom”, outra faixa muito bem executada e produzida, é de um ritmo bastante interessante, oferecendo ao ouvinte algo mais agitado, mas sem deixar de lado a excitabilidade das demais canções do álbum. Já a oitava, a duvidosa “L.A.”, é a faixa que mais se diferencia das demais, se mostrando pop demais para o estilo de música que Amy Macdonald se propôs a fazer em seu álbum de estreia.

“A Wish for Something More”, a penúltima, contém uma estrutura um pouco esquisita, e indubitavelmente passa longe de ser uma das melhores músicas do álbum. Mas é aceitável que haja alguns pequenos deslizes em um álbum de estreia, ainda mais quando se trata de uma jovem com pouca experiência de estúdio. Uma inesperada orquestra aparece em “Footballer’s Wife”, uma canção que soa tristinha demais para encerrar um álbum; mas o talento de Amy é visível, mesmo nas canções que não se encaixam muito bem, e uma crítica mais dura aqui se mostraria bastante arrogante.

O importante é que Amy Macdonald sabe fazer música de qualidade, com talento e sensibilidade. Além de cantar bem, ela demonstra qualidade como compositora, se responsabilizando tanto pelas letras quanto pelas melodias. Seu primeiro álbum, apesar de decepcionar um pouco em seu final, se mostra coeso, mantendo do início ao fim uma certa identidade.

“This Is The Life” é uma boa gravação, um oferecimento especial a pessoas que têm um bom gosto musical. Se não soa incrível ou espetacular, acaricia bastante os ouvidos, soando agradável do início ao fim. Uma boa demonstração da capacidade da talentosa Amy Macdonald.

NOTA: 7,3

Track List: 

01. Mr. Rock N’ Roll [03:35]

02. This Is The Life [03:05]

03. Poison Prince [03:28]

04. Youth of Today [04:00]

05. Run [03:50]

06. Let’s Start a Band [04:05]

07. Barrowland Ballroom [03:58]

08. L.A. [04:06]

09. A Wish for Something More [03:46]

10. Footballer’s Wife [05:06]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s