2010: Doo-Wops & Hooligans – Bruno Mars

Bruno Mars é um dos novos nomes do pop americano, e já começou aparecendo bem com seu álbum de estreia. Influências boas o cara tem, passando de Michael Jackson à Elvis, e chegando a aclamados grupos de soul music, famosos pelos ótimos arranjos vocais, como The Isley Brothers e The Temptations (que faziam uma vertente chamada doo-wop, citada no título do álbum). Com tanta gente boa influenciando o cara, é de se esperar que ele seja um bom músico.

A primeira música do álbum é “Grenade”, já escancarando a incrível semelhança da voz de Bruno Mars com a do Rei do Pop; é uma boa canção, um R&B moderno, sutilmente denso e bem produzido. “Just the Way You Are”, a segunda, traz mais influências de hip-hop, mas não se distancia muito da faixa anterior; contém um bom arranjo vocal, algumas boas variações, mas não é nada de tão incrível, com o refrão não se encaixando muito bem. “Our First Time” é razoável, com uma estrutura influenciada por reggae, onde novamente o que mais se destaca é o vocal.

“Runaway Baby” é mais dançante, e contém influências mais ligada ao rock; apesar de conter um bom ritmo, também não é nada de muito incrível, com um instrumental que poderia ser melhor. A quinta faixa, “The Lazy Song”, parece combinar muito mais com o estilo do cantor, se encaixando muito melhor à sua voz; é uma música com elementos litorâneos, semi-acústica, e muito bem alocada no álbum. “Marry You” é muito bem produzida, onde a voz de Bruno Mars se destaca na medida certa, sem extrapolar-se ao instrumental, que é, diga-se de passagem, muito bem feito.

A sétima faixa, “Talking to the Moon”, apresenta uma válida performance vocal de Bruno Mars, onde ele mostra muito bem o seu talento; mas, em suma, é uma daquelas chatas e melosas músicas de novela, que pouco acrescentam a qualquer álbum – a não ser para aquelas garotinhas suspirantes. Damian Marley é uma boa participação em “Liquor Store Blues”, até pelas influências reggae da música; é uma faixa válida, que mais uma vez passa longe do extraordinário, mas pelo menos soa bem e demostra ter sido bem construída.

“Count on Me”, a penúltima, sem dúvida está entre as três melhores músicas do álbum, mostrando que a voz de Bruno Mars combina melhor com canções menos densas; é uma música acústica, simples, mas com arranjos muito bem feitos, e dá um upgrade qualitativo à parte final do “Doo-Wops & Hooligans”. “The Other Side” fecha muito bem o álbum, se mostrando uma canção bastante dinâmica, com várias variações, destacando-se os ótimos arranjos vocais e boa produção instrumental; nesta canção, participam Cee Lo Green e B.o.B.

“Doo-Wops & Hooligans” é um álbum razoável, com músicas boas e outras ruins, em que a consistência não é lá grande coisa. Mas, se tratando de um álbum de estreia, ainda mais de um bom cantor, pode até ser considerado válido – até por soar muito melhor que a grande maioria das coisas feitas no pop atual. Realmente, a voz de Bruno Mars é muito boa, e seu talento é visível. Falta a ele, talvez, algum auxílio, como a presença de um grande produtor musical, para escolhas de músicas mais adequadas para sua voz. Mas, apesar de um álbum de estreia não muito incrível, é de se esperar algo muito bom vindo de Bruno Mars nos próximos anos.

NOTA: 6,0

Track List:

01. Grenade (Mars/Lawrence/Levine/Brown/Kelly/Wyatt) [03:42]

02. Just the Way You Are (Mars/Lawrence/Levine/Walton/Cain) [03:40]

03. Our First Time (Mars/Lawrence/Levine/Chin-Quee/Chin) [04:03]

04. Runaway Baby (Mars/Lawrence/Levine/Brown) [02:27]

05. The Lazy Song (Mars/Lawrence/Levine/K’naan/Thomas) [03:15]

06. Marry You (Mars/Lawrence/Levine) [03:50]

07. Talking to the Moon (Mars/Lawrence/Levine/Winkler/Bhasker) [03:37]

08. Liquor Store Blues (Mars/Lawrence/Levine/Chin-Quee/Chin/Marley/Pentz) [03:49]

09. Count On Me (Mars/Lawrence/Levine) [03:17]

10. The Other Side (Mars/Lawrence/Levine/Brown/Caren/Stump/Rastegar/…) [03:47]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s