2004: One Day Remains – Alter Bridge

A banda Alter Bridge, formada por Mark Tremonti, Brian Marshall e Scott Philips (Creed), na guitarra, no baixo e na bateria, respectivamente, e contando com Myles Kennedy no vocal, tem sido uma das bandas de destaque do rock pesado nos últimos anos.

A estréia da banda em estúdio se deu em 2004, com o álbum “One Day Remains”. Nada de muito impactante e incrível, até porque a banda ainda se prendia muito ao som do Creed, faltando assim uma bem-vinda identidade própria.

A primeira faixa, “Find the Real”, apresenta riffs pesados e técnicos, mas que soam pouco criativos; é uma música razoável, boa de ouvir, mas nada espetacular. Um ponto de destaque na banda é, sem dúvida, o forte vocal de Myles Kennedy, se mostrando, se não incrível, muito competente em todas as faixas.

A faixa que dá título ao álbum é a segunda, construída através de riffs velozes e pesados de Mark Tremonti; é uma grande mostra da técnica do guitarrista, mas não é uma grande canção, soando ligeiramente forçada e um pouco enjoativa, devido à falta de variações; basicamente, os mesmos riffs na música inteira. “Open Your Eyes” é uma balada, com um som bem mais encaixado do que nas duas anteriores, com um bom ritmo e riffs poderosos, mas pecando novamente na falta de criatividade, com excessivo uso de elementos clichê; mas isso não apaga a competência, tanto do instrumental quanto do vocal.

“Burn It Down” é um dos pontos fortes do álbum, por ser uma balada bem feita, com certo ar melancólico, em que o instrumental, apesar de bem mais simples, se desenvolve mais naturalmente. Já, a seguinte, “Metalingus”, consegue reunir criatividade, técnica, naturalidade e complexidade, se mostrando como a melhor música do álbum, com várias variações interessantes e um espetáculo instrumental.

Mas, quando parece que o álbum engrenou, ele acaba por decair a partir de “Broken Wings”, que contém uma introdução legal, com influência grunge, mas crescendo apenas no refrão, que por sua vez peca novamente pela utilização de uma fórmula pronta. “In Loving Memory”, incrivelmente, investe na mesma fórmula da faixa anterior, dando um ar enjoativo ao álbum, extremamente desnecessário, até devido à grande competência dos músicos da banda. A introdução de “Down to My Last” é legal, mas infelizmente a música acaba se tornando mais uma balada enjoativa e clichê; muito pouco para uma banda com capacidade de fazer muito mais.

A pesada “Watch Your Words” chega para, enfim, animar um pouco, com um bom instrumental e algumas boas variações, mas não chega a ser algo excitante; é, porém, bastante superior às três anteriores.  A décima e penúltima é “Shed My Skin”, a música mais fraca do álbum, com uma estrutura bastante forçada, onde o instrumental não se encaixa bem. O fim está aqui, em “The End is Here”, que após a ótima introdução, melancólica e obscura, mergulha novamente em um som pouco criativo, que não se salva com ótimo vocal de Myles.

Apesar dos defeitos, “One Day Remains” apresenta um instrumental forte, até porque reúne músicos que, em 2004, já eram consagrados. Mas, nessa época, o Alter Bridge ainda não parecia ser uma banda, e sim uma simples reunião de músicos, sem grande pretensão de fazer algo em conjunto. Além da utilização excessiva de fórmulas prontas, em várias sequências do álbum há uma completa falta de consistência, em que o som não parece se encaixar bem, e Tremonti parece querer fazer algo totalmente diferente dos demais músicos.

De positivo, as ótimas “Burn It Down” e “Metalingus”, que demonstram toda a boa capacidade da banda. Mas, justamente por causa dessa habilidade, é inadmissível ter em um álbum apenas duas ótimas faixas. “One Day Remains” deixa a desejar para uma banda tão capaz quanto o “Alter Bridge”.

NOTA: 4,3

Track List:

01. Find the Real (Tremonti/Kennedy) [04:43]

02. One Day Remains (Tremonti/Kennedy) [04:05]

03. Open Your Eyes (Tremonti/Kennedy) [04:58]

04. Burn It Down (Tremonti) [06:11]

05. Metalingus (Tremonti/Kennedy) [04:19]

06. Broken Wings (Tremonti) [05:06]

07. In Loving Memory (Tremonti) [05:40]

08. Down to My Last (Tremonti) [04:46]

09. Watch Your Words (Tremonti) [05:25]

10. Shed My Skin (Tremonti) [05:08]

11. The End is Here (Tremonti/Kennedy) [04:57]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s