2004: Music of the Sun – Rihanna

Rihanna é, sem dúvida, uma das estrelas do pop atual. Mas, para chegar onde está, foram alguns anos de conquista de espaço; em 2004, quando estreou com seu primeiro álbum, ainda não chamava muito a atenção tanto da crítica quanto do público. “Music of the Sun” foi uma estreia decente, alcançando até o top 10 do chart da Billboard, mas ainda mostrava muito pouco da cantora.

Entretanto, a primeira música do álbum, “Pon the Replay”, se mostra poderosa, muito bem escolhida para também ser o principal single de promoção do álbum; é um dance-pop forte, em que na verdade o ritmo acaba se destacando mais do que a performance vocal de Rihanna. Segue então o primeiro dos vários reggae-pop do álbum, “Here I Go Again”, trazendo nada de especial, mas pelo menos dando mais mostra da bela voz de Rihanna, com aquele timbre clássico das cantoras negras americanas. A terceira é “If It’s Lovin’ That You Want”, que após a estranha introdução vocal se mostra mais um reggae-pop que não acrescenta muita coisa; mas, se estes reggae-pop não são incríveis, pelo menos são audíveis, não significando um baixo nível musical.

A quarta é “You Don’t Love Me (No, No, No)”, com uma introdução bastante pop, mas que acaba se desenvolvendo como mais uma música construída através de influências reggae; o vocal de Rihanna é legal, mas os rappings parecem querer estragar a música, na ânsia de torná-la mais comercial. “Music of the Sun” tem uma estrutura estranha; depois de um dance-pop e três reggae-pop, a quinta, “That La, La, La” é um hip-hop, razoavelmente mal encaixado, e apesar de tentar dar um ar eclético ao álbum, acaba por não acrescentar em nada. Chega então “The Last Time”, com um bom instrumental (que conta com uma bem executada viola flamenca) e dando o destaque necessário para a voz de Rihanna, se tornando assim um dos pontos fortes do álbum. A seguinte é a faixa-título, um R&B com algumas influências latinas, em que novamente a performance de Rihanna tem um destaque razoável.

“Let Me” é uma música dançante, à base de hip-hop, e um dos pontos interessantes do “Music of the Sun”, até por ser algo diferente das demais músicas e estar bem encaixada ao álbum, não deixando assim uma falta de consistência que normalmente ocorre quando uma música diferente é alocada. “Rush” tem a participação de Kardinal Offishall, e por isso soa mais parecida ao rap ou hip-hop; é uma música razoável. A penúltima é “There’s a Thug in My Life”, um R&B pouco criativo, mas que fica até em um bom nível, por se desenvolver bem.

Fechando o álbum há um bom ponto positivo, a bela canção “Now I Know”, construída em piano e mostrando toda a doçura que há na voz de Rihanna, se tornando a melhor música do álbum. Com isso, o “Music of the Sun” fecha positivamente.

Há poucos pontos empolgantes em “Music of the Sun”, mas é uma estreia válida. Mantém uma certa consistência, e apesar de passar longe de ser incrível, não chega, em nenhuma música, a soar como um completo lixo. Há músicas fracas, é claro, mas também há boas canções, que dão um upgrade qualitativo a algo que às vezes quase decai a um álbum sem-graça.

Os pontos fracos e fortes, ao final, acabam se equivalendo em peso, tonando o álbum uma razoável audição. Mas, considerando-o uma estreia, e que Rihanna na época tinha apenas dezesseis anos (ela é nascida em 1988), é possível considerá-lo bastante positivo, dando uma ideia do que Rihanna seria capaz. Se não é incrível, e sequer chega a ser muito bom, com músicas que, em sua maioria, pouco acrescentam e pouco surpreendem, o “Music of the Sun” mostra uma garotinha talentosa querendo crescer.

NOTA: 5,2

Track List:

01. Pon the Replay (Rogers/Sturken/Brooks/Nobles) [04:06]

02. Here I Go Again (Rogers/Sturken/J-Status/Rihanna) [04:11]

03. If It’s Lovin’ That You Want (Oliver/Barnes/Mosely/Larock/Parker/Riddick) [03:28]

04. You Don’t Love Me (No, No, No) (Penn/McDaniel/Cobbs) [04:20]

05. That La, La, La (Force/Emile) [03:45]

06. The Last Time (Rogers/Sturken) [04:53]

07. Willing to Wait (Rogers/Sturken/Watts/Redd/Greene/Williams/Rihanna) [04:37]

08. Music of the Sun (Warren/Rogers/Sturken/Rihanna) [03:56]

09. Let Me (Rogers/Sturken/Mikkel SE/Hermansen/Riddick) [03:56]

10. Rush (Rogers/Sturken) [03:09]

11. There’s a Thug in My Life (Jordan/Rogers/Sturken) [03:21]

12. Now I Know (Rogers/Sturken/Rihanna) [05:01]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s