1969: Tons of Sobs – Free

É muito bom falar de uma das ótimas bandas de blues-rock que surgiram nos anos sessenta, ainda mais quando se trata de Free, uma das pioneiras do hard rock. A banda inglesa, liderada pelo vocalista Paul Rodgers, e com participação marcante de outro Paul, o Kossoff, na guitarra, com Simon Kirke na bateria e Andy Fraser no baixo, marcou época com seu rock de extrema qualidade e repleto de feeling, oriundo de suas fortes influências blues.

O álbum de estréia da banda é o ótimo “Tons of Sobs”, trazendo muita força instrumental e a ótima capacidade vocal de Rodgers. A gravação apresenta, em alguns pontos, uma atmosfera um pouco obscura, sombria, que contribui para criar o clima certo para a execução de um rock muito bem feito.

A primeira faixa é a simples e bonita “Over the Green Hills (Pt. 1)”, que continua numa segunda parte na última faixa do álbum; é construída basicamente por um instrumental simples, uma interação guitarra-baixo, que dá apoio para a bela voz de Rodgers. Ela acaba passando rápido, abrindo as portas, sem interrupção, para a segunda faixa, “Worry”, repleta de riffs admiráveis, que fazem com que a guitarra flutue continuamente em um instrumental especialmente poderoso e empolgante. A terceira faixa, “Walk in My Shadow”, mantém a qualidade das anteriores, cheia de feeling e de riffs envolventes, cheios de vida, que dão um toque todo especial à música da banda.

“Wild Indian Woman”, pelo título, parece se tratar de algo mais psicodélico, mas na verdade engana bem; é ainda mais bluseira que as anteriores, com um instrumental bem tradicional e muito bem feito, com o vocal de Rodgers encaixado à melodia na medida certa. O título de “Going Down Slow”, porém, não engana em nada, deixando claro que a última faixa do Lado A é um daqueles blues-rock mais lentos, cheio de sentimento, com guitarra e voz esbanjando feeling, com extraordinária qualidade. Que o leitor me desculpe o uso exagerado da palavra feeling, mas esse é o ponto central das músicas do álbum, em que o rock parece ser feito com a alma.

“I’m a Mover” abre a segunda parte do álbum, mantendo a qualidade da primeira, mostrando muito do que, alguns anos depois, seria considerado como “hard rock”; pra variar, ótimos riffs e uma bela linha de baixo, aliados ao vocal poderoso. Assim também é “The Hunter”, a faixa 7, ainda mais pioneira do hard, com uma estrutura que seria uma grande influência, mais tarde, para bandas como Deep Purple e Van Halen. “Moonshine” é também um blues muito bem feito, mais calmo, mas parece não manter a extrema qualidade das outras do álbum, com algumas sequências de versos cuja desenvoltura não soa tão perfeita.

A penúltima é “Sweet Tooth” que mantém as mesmas características e qualidades das demais faixas do “Tons of Sobs”, conseguindo aliar muito bem partes mais lentas a outras mais velozes, que soam como um hard rock primário. A última faixa é a segunda parte de “Over the Green Hills”, donde é possível ouvir os mesmos elementos da primeira faixa, mas dessa vez reforçados por um belíssimo coral, que dá mais força à parte vocal da canção, que se desenrola fechando o álbum de forma majestosa.

“Tons of Sobs” é um daqueles álbuns de blues-rock de primeira categoria, trazendo todo aquele clima agradável da música sessentista, aliado a muito sentimento e um pouco de pioneirismo nas músicas. Consistência para essa gravação é o que não falta, com canções impecáveis e que não deixam a qualidade cair. Sem dúvida, esse trabalho é uma das jóias do blues-rock, e mais uma bela obra vinda dos anos sessenta.

No link para download abaixo, você encontra uma versão com várias bonus tracks legais.

NOTA: 9,6

Track List:

01. Over the Green Hills (Pt. 1) (Paul Rodgers) [00:49]

02. Worry (Paul Rodgers) [03:26]

03. Walk in My Shadow (Paul Rodgers) [03:29]

04. Wild Indian Woman (Rodgers/Fraser) [03:39]

05. Goin’ Down Slow (James Burke Oden) [08:20]

06. I’m a Mover (Rodgers/Fraser) [02:56]

07. The Hunter (Jones/Wells/Dunn/Al Jackson/Cropper) [04:13]

08. Moonshine (Rodgers/Kossoff) [05:04]

09. Sweet Tooth (Paul Rodgers) [04:54]

10. Over the Green Hills (Pt. 2) (Paul Rodgers) [01:58]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s