2002: Songs About Jane – Maroon 5

“Songs About Jane”, ou “Canções sobre Jane”, na tradução, é o primeiro álbum da banda americana de pop/rock Maroon 5. Misturando vários elementos de vários estilos, como rock, funk e jazz, este álbum, além de apresentar o Maroon 5 para o mundo, é considerado como um dos renovadores do pop/rock.

A única faixa que não fala sobre Jane é a primeira, “Harder to Breathe”, uma boa música com um bom ritmo e riffs de guitarra muito bem encaixados à melodia. Segue então a faixa 2, “This Love”, o grande êxito comercial do álbum, com seu ritmo contagiante, ótimo groove, riffs marcantes e refrão pegajoso, se consolidando como um rock com tendências funk. A terceira, “Shiver”, volta a apresentar um groove legal, sendo ainda mais ligada à música funk, com grande destaque, é claro, para o ritmo, mas sem deixar de se mencionar os ótimos riffs.

“She Will Be Loved” é uma música romântica, também lançada como single, mas que contém um ritmo um pouco mais pobre, apesar de ter uma intenção válida. A quinta, a muito bem feita “Tangled”, volta a ter destaque no ritmo, com instrumental simples e marcante. “The Sun” contém os mesmos elementos da maioria das músicas do álbum, mas é menos contagiante, deixando de crescer em pontos em que se esperava algo a mais.

A sétima é a fraquinha “Must Get Out”, com ritmo pobre e falta de criatividade, crescendo um pouco somente no refrão, o que é pouco para uma banda com capacidade como o Maroon 5. Esta capacidade, aliás, se mostra totalmente na faixa seguinte, a sensacional “Sunday Morning”, que consegue aliar rock, funk e jazz na mesma faixa, através de um ritmo contagiante, construído com brilhantismo e tendo a capacidade de unir um instrumental eclético e elaborado. A seguinte, “Secret”, apresenta uma introdução densa e misteriosa, mas que logo acaba se revelando uma música semi-acústica e de estrutura bastante simples, deixando a desejar.

A faixa 10, “Through With You”, mantém os mesmos elementos característicos do Maroon 5, mas soa, devido a seus pesados riffs de guitarra, um pouco mais underground, se tornando um dos pontos fortes do álbum. “Not Coming Home”, a penúltima, contém um ritmo sensacional, chegando a lembrar, em alguns pontos, o rock antigamente feito pelo Red Hot Chili Peppers, cheio de groove e de boa melodia. Finalizando o álbum, infelizmente uma faixa que em nada o acrescenta, chamada “Sweetest Goodbye”, que apesar dos bons riffs, tenta soar mais pop que o necessário.

Apesar de oscilar entre momentos ótimos, outros mais ou menos e outros não tão bons, “Songs About Jane” marcou uma época, e, felizmente, as músicas boas acabam por ter um peso muito maior que as mais fracas. Mas, mesmo assim, não dá pra deixar de passar a falta de consistência, que é bastante perceptível, justamente por causa das oscilações.

Em suma, pode-se dizer que “Songs About Jane”, apesar de pecar em alguns pontos, contém mais pontos fortes, conseguindo unir vários elementos da música num pop/rock de qualidade.

Na versão para download abaixo, você encontra uma versão estendida, com algumas boas faixas-bônus.

NOTA: 7,5

Tack List:

01. Hard to Breathe (Carmichael/Levine) [02:56]

02. This Love (Carmichael/Levine) [03:27]

03. Shiver (Carmichael/Levine) [03:01]

04. She Will Be Loved (Levine/James Valentine) [04:18]

05. Tangled (Levine) [03:19]

06. The Sun (Levine) [04:10]

07. Must Get Out (Carmichael/Levine) [03:58]

08. Sunday Morning (Carmichael/Levine) [04:03]

09. Secret (Carmichael/Levine) [04:57]

10. Through With You (Carmichael/Levine) [03:03]

11. Not Coming Home (Carmichael/Ryan Dusick/Levine) [04:23]

12. Sweetest Goodbye (Levine) [04:31]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s