1958: High School Confidential – Jerry Lee Lewis

Jerry Lee Lewis é considerado por muitos como um dos maiores artistas de todos os tempos, que vem encravando, durante mais de cinqüenta anos, seu nome na história da música. Um dos criadores do rock n’ roll, Jerry continua até hoje fazendo shows e álbuns, e em tudo mantendo a qualidade de sempre. É muito bom ver um dos dinossauros do rock ainda na ativa.

Seu álbum de estréia é o clássico “High School Confidential”, de 1958. Ao ouvinte dar o play, já se depara com “Don’t Be Cruel” (co-autorada por Elvis), um rockabilly sensacional, já mostrando toda a genialidade interpretativa de Jerry, caracterizando sua música pelo piano com ritmo contagiante. A mais lenta “Goodnight Irene” faz o álbum continuar em altíssimo nível, oferecendo tudo do melhor que o rockabilly romântico já conseguiu oferecer, unindo bonitos versos a um instrumental bem elaborado. A terceira é a ótima “Put Me Down”, extremamente dançante, contendo riffs de piano simplesmente matadores – algo recorrente em toda a carreira de Jerry Lee Lewis.

Em “It All Depends (On Who Will Buy The Wine)” o piano de Jerry novamente mergulha numa canção romântica, outra vez contendo um instrumental belíssimo, e dessa vez com o auxílio de um solo de guitarra. “Ubangi Stomp” é um daqueles rockabillys impecáveis, dançante do início ao fim, com ótimas variações e uma estrutura bastante sólida. “Crazy Arms” é a sexta, fechando o Lado A do álbum, se caracterizando por ser uma canção um pouco mais lenta, mas mesmo assim com ritmo imaculável.

Abrindo o Lado B, e mantendo a alta qualidade do álbum, a excelente “Jambalaya (On the Bayou)”, com interações piano-guitarra maravilhosas, e com uma ótima interpretação vocal por parte de Jerry Lee Lewis. A segunite, “Fools Like Me” é uma daquelas clássicas baladas ao piano, com um bom ritmo, mas um pouco mais enjoativa às outras do álbum. A oitava do álbum é a sensacional faixa-título, que sem dúvida é um dos rockabillys mais impecáveis de todos os tempos, na qual só falta sair fogo do piano de Lewis. A introdução engana maravilhosamente em “When the Saints Go Marching In”, que se mostra mais uma forte canção deste impecável álbum, com a já tradicional e magnífica performance instrumental, baseada nos riffs de piano de Lewis.

“Matchbox” é um clássico de Carl Perkins, e sua presença no álbum é muito bem alocada, ganhando uma vida toda diferente com a força do piano. “It’ll Be Mine” é a última, mantendo a qualidade musical de todo o álbum, e, apesar de ser uma canção mais simples, contém ótimas interações instrumentais, que fazem encerrar muito bem o “High School Confidential”.

Se alguém não conhece a música de Jerry Lee Lewis, trate de conhecer. Lewis não só ajudou a criar e a popularizar o rock, como ajudou a evoluí-lo, sempre com sua grande capacidade musical, aliada continuamente ao som “incendiário” de seu piano.

Sem dúvida, em High Schools, algumas confidências são muito melhores a algumas músicas.

NOTA: 9,3

Track List:

01. Don’t Be Cruel (O. Blackwell/Elvis Presley) [01:58]

02. Goodnight Irene (H. Ledbetter) [02:54]

03. Put Me Down (Jerry Lee Lewis) [02:09]

04. It All Depends (On Who Will Buy The Wine) (Jerry Lee Lewis) [03:00]

05. Ubangi Stomp (Charles Underwood) [01:46]

06. Crazy Arms (Ray Price) [02:39]

07. Jambalaya (On the Bayou) (Hank Williams) [02:01]

08. Fools Like Me (Connie Hall) [02:52]

09. High School Confidential (Jerry Lee Lewis/Ron Hargrave) [02:28]

10. When The Saints Go Marching In (tradicional) [02:12]

11. Matchbox (Carl Perkins) [01:44]

12. It’ll Be Me (Jerry Lee Lewis) [02:17]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s