1984: Bon Jovi – Bon Jovi

O álbum de estreia do Bon Jovi, homônimo à banda, foi lançado em 1984, em meio ao crescimento da popularidade de bandas de glam e hard rock. A sonoridade deste primeiro trabalho reflete bem a época, inclusive com alguns clichês, porém apresentando toda a consistência presente no som da banda de New Jersey.

A primeira faixa, “Runaway”, é logo a melhor música do álbum, constituída por um hard rock bastante forte, digno de uma das melhores bandas do estilo, que duela o som do teclado e das guitarras durante toda a música; esta foi também o primeiro single lançado pela banda, que fez razoável sucesso. “Roulette” também é uma ótima música, um hard rock pesado e cheio de atitude, escancarando todo o talento de Richie Sambora; contém uma estrutura legal, com bons riffs de guitarra, refrão grudento e algumas variações interessantes. Porém, todo o rock forte mostrado nas duas primeiras faixas desaparece na terceira, “She Don’t Know Me”, que até tem um ritmo legal, com bons riffs de piano, mas que basicamente decai em uma estrutura pobre, pautada pela falta de criatividade, copiando os elementos das bandas glam, que faziam, na época, algo como um pop-metal, cheio de desnecessários enfeites eletrônicos e de coisas melosas.

“Shot Through The Light” é algo como uma mistura da terceira com a primeira faixa, contendo um instrumental legal, forte, mas casado com uma melosa estrutura clichê. “Love Lies” tenta soar extremamente pop, o que pouco combina com os pesados riffs de guitarra, tornando assim a música bem chatinha, decepcionando os ouvidos que esperam um bom hard rock. O som dos teclados irritam um pouco em “Blackout”, mas essa faixa acaba mostrando-se bem melhor às três anteriores, com riffs não muito criativos, porém bem melhor encaixados na melodia da música.

“Burning of Love”, a sétima, é uma música ruim, novamente aterrizando o som da banda numa despresível ânsia de se parecer pop, com uma melodia bastante pobre, estrutura fraca e um péssimo solo de guitarra, que chega a doer os ouvidos. A penúltima, “Come Back”, apresenta um pouco mais de brilhantismo, construída com mais lucidez musical do que algumas músicas muito melosas do álbum, contendo um ritmo mais elaborado e um bom solo de guitarra, inclusive com efeitos de teclado melhor encaixados à melodia. Fechando o álbum, felizmente, há um bom hard rock, chamado “Get Ready”, com uma estrutura bastante divertida e bem feita, mostrando-se bem mais clássica e bem menos comercial que alguns infelizes pontos do álbum.

A banda Bon Jovi sempre fez um som bom, com músicas legais, boas de se ouvir a qualquer hora. Porém, em seu álbum de estréia, a banda erra ao mergulhar em, algumas faixas, na piscina do marasmo pop-glam, que infelizmente procura deixar as músicas mais melosas do que o necessário. Para se falar de amor, não se tornam necessárias músicas enjoativas, com um instrumental fraco e com pouco brilhantismo. As músicas lentas, podem sim, ser tão empolgantes quanto às mais pesadas.

O álbum “Bon Jovi” não é nada espetacular, pecando na falta de criatividade, mas apresenta uma ótima banda ao mundo, com um visível talento, mesmo em seu primeiro álbum. Apesar de conter, em sua grande parte, músicas pouco brilhantes, o álbum apresenta um hard rock com uma boa consistência, construído por bons instrumentistas e com as boas performances vocais de Jon Bon Jovi. Se não é um ótimo álbum, também não se trata de um grande lixo, ainda mais se tratando da estreia de uma banda que ainda procurava sua identidade. O primeiro trabalho aclamado da banda ainda demoraria dois anos, vindo apenas em 1986; mas, para fazê-lo, foi necessário dar a cara a tapas e aprender com seu álbum de estréia.

NOTA: 6,4

Track List:

01. Runaway (Jon Bon Jovi/G. Karak) [03:50]

02. Roulette (Jon Bon Jovi/R. Sambora) [04:41]

03. She Don’t Know Me (Mark Avsec) [04:02]

04. Shot Through the Heart (Jon Bon Jovi/J. Ponti) [04:25]

05. Love Lies (Jon Bon Jovi/D. Bryan) [04:09]

06. Breakout (Jon Bon Jovi/D. Bryan) [05:23]

07. Burning for Love (Jon Bon Jovi/R. Sambora) [03:53]

08. Come Back (Jon Bon Jovi/R. Sambora) [03:58]

09. Get Ready (Jon Bon Jovi/R. Sambora) [04:08]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s