1985: Revoluções por Minuto – RPM

Uma das melhores bandas da história do rock brasileiro é o RPM. E em seu disco de estréia, a banda formada pelo vocalista e baixista Paulo Ricardo, o tecladista Luiz Schiavon, o guitarrista Fernando Deluqui e o baterista Paulo P.A. Pagni mostra um som cheio de atitude, combinando o rock alternativo do R.E.M. e do The Smiths com uma inundação de sintetizadores, trazendo ainda as inteligentes e arrebatadoras letras de Paulo Ricardo, lotadas de boas tiradas e de críticas à sociedade. “Revoluções por Minuto” é, inclusive, o significado das letras do nome da banda.

“Rádio Pirata” é a primeira faixa, já trazendo a sonoridade característica da banda, com uma letra bastante inteligente, mostrando o intuito do álbum; ironicamente, o RPM realmente invadiu as ondas do rádio país afora, se tornando um dos maiores fenômenos comerciais da música brasileira. “Olhar 43” é um dos maiores clássicos da história do rock brasileiro, uma dançante música, com ótimo ritmo e boas variações, que traz um romantismo repleto de bom humor e com versos inusitados, retratando de forma perfeita o mundo boêmio dos jovens da época. A terceira, “A Cruz e a Espada”, é uma ótima música, melodicamente muito superior às anteriores, cujo instrumental impressiona positivamente por se mostrar muito bem trabalhado e de completo bom gosto.

“A Estação no Inferno” é uma faixa mais densa, cujos sons sintéticos a tornam especialmente obscura; porém, é uma música bem mais fraca comparada às anteriores do álbum, tanto na letra quanto no instrumental. Um ritmo contagiante e ótimos riffs de guitarra constroem a quinta faixa, “A Fúria do Sexo Frágil Contra o Dragão da Maldade”, que retrata, como seu título já deixa transparecer, a luta e o sentimento feminista existente na época, com uma letra repleta de ironias.

“Louras Geladas” é outra música clássica presente no “Revoluções por Minuto”, contando um inusitado romance, trazendo em sua estrutura instrumental ótimos riffs de guitarra e uma interessante linha de baixo. “Liberdade/Guerra Fria” peca na utilização exagerada de bateria eletrônica, o que torna o instrumental da faixa extremamente fraco, soando como uma demo mal feita e ainda esperando uma primeira edição; a letra é boa, mas o vocal acaba abafado pela má produção da faixa. “Sob a Luz do Sol” é muito superior à faixa anterior, cujo instrumental executa muito bem o clima obscuro da boa letra.

“Juvenília” procura retratar com um clima depressivo a situação da política na época, com uma letra cheia de críticas pessimistas. A penúltima, “Pr’esse Vício”, contém como introdução um ótimo solo de baixo, que se transforma em um instrumental denso e obscuro, combinando muito bem com o tema que a canção trata. A última faixa do álbum, a clássica “Revoluções por Minuto”, com instrumental repleto de elementos eletrônicos, contém uma das melhores letras de Paulo Ricardo, que consegue criticar a situação política da época trazendo, ao mesmo tempo, veemência e sutileza.

Poucos álbuns tiveram tanto êxito em retratar uma época como o primeiro do RPM. Ele traz todas as dúvidas, anseios, tristezas e alegrias presentes na juventude da metade da década de oitenta, tendo como principal ponto de apoio as letras inteligentes e objetivas. Se você deseja entrar numa máquina do tempo e pousar no cerne de 1985, é só ouvir o “Revoluções por Minuto” e se deixar levar pela música do RPM. Então, o que me resta, para finalizar este post, é somente te desejar uma boa viagem, torcendo por um “até breve”.

NOTA: 8,4

Track List:

01. Rádio Pirata (P. Ricardo/L. Schiavon) [03:29]

02. Olhar 43 (L. Schiavon/P. Ricardo) [02:59]

03. A Cruz e a Espada (L. Schiavon/P. Ricardo) [03:15]

04. Estação no Inferno (L. Schiavon/P. Ricardo) [03:09]

05. A Fúria do Sexo Frágil Contra o Dragão da Maldade (Schiavon/P. Ricardo) [02:41]

06. Louras Geladas (P. Ricardo/L. Schiavon) [03:00]

07. Liberdade/Guerra Fria (L. Schiavon/P. Ricardo) [03:44]

08. Sob a Luz do Sol (Deluqui/Schiavon/P. Ricardo) [03:44]

09. Juvenília (L. Schiavon/P. Ricardo) [03:30]

10. Pr’esse Vício (L. Schiavon/P. Ricardo) [03:50]

11. Revoluções por Minuto (L. Schiavon/P. Ricardo) [03:18]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s