1973: Queen – Queen

Quando se fala das melhores bandas da história, é impossível não se falar de Queen. A clássica banda de Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon completa, em 2011, quarenta anos de história, e o rpblogging não deixaria essa data passar em branco.

Ao se analisar a discografia de uma banda, é bom começar pelo álbum de estréia. O debut do Queen em um álbum ocorreu em 1973, com uma gravação de título homônimo à banda, mas que passou a ser conhecido, através dos anos, como “Queen I”. A primeira faixa, “Keep Yourself Alive”, já é uma das clássicas canções da banda, trazendo riffs de guitarra matadores e uma estrutura bastante influenciada pelo rock psicodélico da década de 60; essa faixa já mostra a extrema qualidade instrumental da banda, com um casamento perfeito entre a bateria de Taylor, a guitarra de May e o baixo de Deacon.

“Doing All Right” além de ser de extrema qualidade, é muito, muito bonita; começa calma, construída sob riffs suaves de guitarra e piano, escancarando a belíssima voz de Freddie Mercury; porém, através de ótimas variações, se torna acústica e, finalmente, pesada, com uma grande atuação de May. “Great King Rat” é impecável, e não fica devendo nada em qualidade às duas anteriores, sendo um rock extremamente técnico, cheio de ótimas variações e de interações instrumentais que nada podem ser além de perfeitas. “My Fairy King” é um rock psicodélico extraordinário, se mostrando mais uma faixa de absurda técnica, tornando o álbum mais incrível ao decorrer das faixas.

A quinta faixa, “Liar”, também se encontra entre as mais clássicas e épicas músicas da discografia do Queen, megulhando no rock pesado sem deixar de lado a técnica apurada e o brilhantismo suave do vocal de Freddie. “The Night Comes Down” é uma canção semi-acústica que vai com tudo nas influências blues da banda, sutilmente bela. Já, “Modern Times Rock N’ Roll” é um heavy metal pesado, com ritmo de quebrar o pescoço, trazendo nos vocais a ótima voz do baterista Roger Taylor.

“Son And Daughter” é mais uma ótima música do álbum, com instrumental de heavy metal, mostrando todo o lado mais pesado da banda. A penúltima é “Jesus”, que consegue aliar de forma muito competente uma estrutura de rock psicodélico com alguns elementos de música gospel; esta contém um instrumental especialmente arrasador. Fechando o álbum, a instrumental “Seven Seas of Rhye”, que voltaria a aparecer no álbum seguinte da banda, com letra e muito melhor.

O álbum de estréia da banda Queen é impecável, de extrema qualidade do início ao fim, conseguindo ser extravagante e sutil, pesado e belo. O “Queen I” mostra bem toda a genialidade presente naquela banda.

De ruim, apenas a produção do LP original, que deixa a desejar em alguns pontos, principalmente quanto ao som da bateria. Mas, no link para download abaixo, você encontra a versão remasterizada de 2011 (com faixas-bônus), que conta com uma incrível melhora no som, deixando a audição do álbum muito mais empolgante.

NOTA: 9,2

Track List:

01. Keep Yourself Alive (May) [03:47]

02. Doing All Right (May/Staffell) [04:09]

03. Great King Rat (Mercury) [05:42]

04. My Fairy King (Mercury) [04:07]

05. Liar (Mercury) [06:26]

06. The Night Comes Down (May) [04:23]

07. Modern Times Rock n’ Roll (Taylor) [01:28]

08. Son And Daughter (May) [03:20]

09. Jesus (Mercury) [03:44]

10. Seven Seas Of Rhye… (Mercury) [01:20]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s