1991: Ten – Pearl Jam

Eis aqui um dos clássicos do grunge (e da década de 90). Ten, o álbum de estréia da banda Pearl Jam, se destaca como um dos melhores do seu gênero, unindo brilhantemente a qualidade instrumental, a competência vocal, as ótimas letras e os temas abordados numa atmosfera especial, que às vezes pode ser interpretada como “sombria”.

Ao dar o play, o ouvinte se depara com um instrumental obscuro, mas que logo é quebrado pelos riffs marcantes e o forte vocal de Eddie Vedder em “Once”, sendo uma das três músicas que narram o conto de um homem se ascendendo à loucura. “Even Flow”, a segunda, contém um tema mais social, falando sobre um morador de rua; é uma canção mais dinâmica que a primeira do álbum, com um instrumental que lembra um pouco mais o rock clássico.

A terceira faixa é a incrível “Alive”, que contém uma das melhores letras da carreira do Pearl Jam; ela fala sobre um jovem que descobre que seu pai é na verdade seu padastro, contendo uma atmosfera perfeitamente encaixada com seu tema, mostrando o drama e a mente confusa do personagem. O instrumental dessa faixa é igualmente ótimo, contendo, em sua parte final, um clássico (e gigantesco) solo de guitarra executado por Mike McCready. Esta música foi o primeiro single lançado pela banda.

“Why Go” inicia-se com um ótimo groove, se mostrando mais um êxito instrumental do álbum, com linhas de bateria e baixo competentes, e guitarras brilhantes (tanto na base como no solo); a letra traz novamente um tema intrigante, tratando mais uma vez da turbulência emocional de uma personagem. A quinta é “Black”, outra canção clássica presente no álbum, sendo esta de cunho mais emocional e pessoal, que fala basicamente de um antigo amor; é uma simples balada, que conta inclusive com acompanhamento de piano.

Segue “Jeremy”, outra que está entre as melhores de toda a discografia da banda; contém um instrumental menos denso que as anteriores (o que torna a música especialmente “fúnebre”), e sua ótima letra trata de uma mente suicida. “Oceans” é a sétima, construída com uma inesperada afinação havaiana, e que se difere tanto instrumentalmente quanto textualmente das outras do álbum, tendo inspiração simplesmente na afinidade de Vedder pelo surf.

“Porch” fala sobre separação, e contém um instrumental bem mais sujo, dessa vez se assemelhando mais com a sonoridade de outras bandas de grunge. A nona, “Garden”, é uma canção depressiva e que aparentemente fala sobre morte. Segue então “Deep”, com instrumental bastante agressivo, destacando a qualidade dos guitarristas.

O álbum fecha com “Release”, que mantém a qualidade das demais do álbum; é uma música mais calma, cujo principal destaque é a grande interpretação vocal de Vedder. Além disso, há, depois que as notas de “Release” se encerram, o retorno daquele instrumental obscuro que abrira o álbum.

Talvez o maior êxito do Pearl Jam tenha sido integrar a atmosfera grunge, com suas letras tratando geralmente de temas complexos, com um instrumental mais elaborado. E assim é o Ten, o clássico álbum de estréia da banda, que através dos anos vem se consolidando como uma das principais obras realizadas na década de 90.

NOTA: 9,5

Track List:

01. Once (Vedder/Gossard) [03:51]

02. Even Flow (Vedder/Gossard) [04:53]

03. Alive (Vedder/Gossard) [05:40]

04. Why Go (Vedder/Ament) [03:19]

05. Black (Vedder/Gossard) [05:44]

06. Jeremy (Vedder/Ament) [05:18]

07. Oceans (Vedder/Ament/Gossard) [02:41]

08. Porch (Eddie Vedder) [03:30]

09. Garden (Vedder/Ament/Gossard) [04:59]

10. Deep (Vedder/Ament/Gossard) [04:18]

11. Release (Vedder/Krusen/Ament/McCready/Gossard) [09:05]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s