1960: G.I. Blues – Elvis Presley

G.I. Blues é um álbum lançado por Elvis Presley em outubro de 1960, contendo a trilha sonora do filme de mesmo nome. É considerado como uma das melhores trilhas sonoras da carreira do Rei do Rock.

Ele basicamente segue aquela mesma sonoridade do “Elvis Is Back!”, continuando a traçar uma linha evolutiva. A partir desse ano, a música de Elvis se afastaria aos trabalhos anteriores à ida do Rei ao exército, contornando um novo rumo em sua carreira.

“Tonight Is So Right For Love” é a primeira faixa, já trazendo aquela majestosa e inconfundível interpretação genial do Rei; a música contém um instrumental um pouco diferente, inclusive com a presença de sanfona, o que concede à faixa um clima todo especial. “What’s She Really Like” é a segunda, uma música bastante agradável, mas nada de muito incrível, agregando pouco ao álbum. Em “Frankfort Special”, o destaque é o ritmo envolvente, com Elvis interagindo de forma incrível com os backing vocals.

“Wooden Heart” é um grande destaque desse álbum, contendo uma ótima linha de baixo, e uma interpretação ímpar de Elvis, capaz de colocar o ouvinte dentro do universo da música. A faixa-título, “G.I. Blues” segue aquela mesma linha musical, mas com grande destaque para os backing vocals e a bateria, que criam toda uma atmosfera de batalhão (no filme, Elvis interpreta um soldado, sendo esta mais uma referência a sua ida ao exército). Segue então a sexta, “Pocketfull Of Rainbows”, que é uma ótima canção, com instrumental discreto mas perfeito, mostrando de forma muito clara a sequência evolutiva na carreira do Rei.

“Shoppin’ Around” é uma grande evolução aos rockabillys, podendo ser considerada como um dos primeiros “rockões” da carreira de Elvis, formada por riffs ligeiramente mais pesados e uma estrutura mais trabalhada. Segue então “Big Boots”, que em sua versão original era uma música de ritmo mais veloz; porém, para se encaixar no filme, foi modificada para uma estrutura bem mais lenta.

Em “Didja Ever” há a volta daquela atmosfera de batalhão, com a música sendo perfeitamente interpretada segundo o propósito do filme. O clássico “Blue Suede Shoes” volta a aparecer num álbum de Elvis, mas numa versão diferente à lançada no álbum de estréia do Rei; esta contém um instrumental bem mais complexo, porém mais cadenciado.

Fechando o álbum “G.I. Blues”, a romântica e bonita “Doin’ The Best I Can”, que agrada aos ouvidos, mas soa menos incrível que outras músicas do álbum. No link para download abaixo, segue uma versão extendida do álbum (mas dessa vez só com uma faixa bônus, contendo uma versão alternativa de “Tonight’s All Right For Love”).

“G.I. Blues” é uma ótima soundtrack, uma das melhores do Rei, sem dúvida. Tem muitos pontos positivos, e em raros momentos deixa a desejar. Se destaca por ser mais um ótimo álbum de Elvis.

NOTA: 8,4

Track List:

01. Tonight’s All Right For Love (A. Silver/S. Wayne) [02:14]

02. What’s She Really Like (A. Silver/S. Wayne) [02:17]

03. Frankfort Special (S. Wayne/S. Edwards) [02:58]

04. Wooden Heart (B. Weisman/F. Wise/K. Twomey/B. Kaempfert) [02:03]

05. G.I. Blues (S. Tepper/Roy C. Bennett) [02:36]

06. Pocketful Of Rainbows (B. Weisman/F. Wise) [02:35]

07. Shoppin’ Around (A. Schroeder/S. Tepper/Roy C. Bennett) [02:24]

08. Big Boots (S. Wayne/S. Edwards) [01:31]

09. Didja Ever (S. Wayne/S. Edwards) [02:36]

10. Blue Suede Shoes (Carl Perkins) [02:07]

11. Doin’ the Best I Can (D. Pomus/M. Shuman) [03:10]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s