1960: Elvis is Back! – Elvis Presley

Em 1958, Elvis foi prestar serviço militar no exército americano, ficando por mais de um ano em hiato. A sua volta ocorreu em 1960, e em grande estilo. O “Elvis is Back!” se destaca como um dos melhores trabalhos da carreira do Rei.

Em “Elvis is Back!”, a qualidade musical volta a ser indiscutível, contendo músicas de destaque na discografia de Elvis. O álbum começa com “Make Me Now It”, uma música com ótimo instrumental, perfeitamente executada; essa música foi o primeiro single lançado por Elvis na década de 60. A segunda faixa é a clássica “Fever”, que fez muito sucesso com Little Willie John, e foi muito bem regravada por Elvis, mantendo praticamente a mesma estrutura da original; essas duas primeiras faixas já deixam clara a alta qualidade do álbum.

A terceira é “The Girl of My Best Friend”, que mostra o amadurecimento da música de Elvis, com estrutura e instrumental que seriam base na carreira de Elvis nos anos 60 (mas não só na de Elvis, como na dos Beatles e de mais várias bandas da época). “I Will Be Home Again” é uma música romântica, com uma bela interpretação de Elvis, que utiliza um fantástico tom grave (o que também se tornaria base para suas interpretações desse tipo).

“Dirty, Dirty Feeling” é uma música agitada e dançante, uma variação (e evolução) dos rockabillys dos anos 50. Segue então a sexta, “Thrill of Your Love”, também repleta de romantismo, com mais uma grande e poderosa interpretação do Rei.

Abrindo o Lado B, a calma “Soldier Boy”, que provavelmente tem a finalidade de fazer referência aos anos de exército vividos por Elvis. “Such a Night” traz uma incrível interpretação de Elvis, divertida, versátil e cheia de força; a canção é agradabilíssima, sendo sem dúvida um dos pontos fortes do álbum (que, por sua vez, já tem praticamente nada de pontos fracos). “It Feels So Right” é mais uma ótima música, grandiosamente interpretada, sendo um dos blues puramente ditos interpretados por Elvis em sua carreira.

“Girl Next Door Went a-Walking” é a décima, e se trata de mais uma faixa matadora, soando muito divertida, com instrumental perfeito e interpretação marcante de Elvis (o que é uma constante nesse clássico álbum). “Like a Baby” é mais um forte blues do álbum, feito sob medida para fazer a banda de apoio e nosso real vocalista brilharem, utilizando toda sua criatividade.

A última é “Reconsider Baby”, mais uma faixa de extrema qualidade musical, que torna óbvia ao ouvinte a percepção do amadurecimento musical do Rei. “Elvis is Back!” se mostra como um divisor de águas na carreira de Elvis, iniciando a década de 60 com canções mais complexas, e com um total casamento entre a parte vocal e instrumental.

Pela importância e pela extrema qualidade, o “Elvis is Back!” se tornou clássico, sendo um dos melhores momentos da carreira do Rei. É, sem dúvida, de audição indispensável para todos que admiram a versatilidade e a gigantesca qualidade interpretativa do Rei do Rock.

No link abaixo, você encontra para download uma versão extendida do álbum, ainda mais interessante. Contém, entre tantas outras clássicas, músicas como “Fame and Fortune” e “It’s Now or Never”.

NOTA: 9,7

Track List:

01. Make Me Now It (O. Blackwell) [01:58]

02. Fever (J. Devenport/C. Cooley) [03:31]

03. The Girl of My Best Friend (B. Ross/S. Bobrick) [02:21]

04. I Will Be Home Again (B. Benjamin/R. Leveen/L. Singer) [02:23]

05. Dirty, Dirty Feeling (J. Leiber/M. Stoller) [01:35]

06. Thrill of Your Love (S. Kesler) [02:59]

07. Soldier Boy (D. Jones/T. Williams Jr.) [03:04]

08. Such a Night (L. Chase) [02:58]

09. It Feels So Right (F. Wise/B. Weisman) [02:09]

10. Girl Next Door Went a-Walking (B. Rice/T. Wayne) [02:12]

11. Like a Baby (J. Stone) [02:38]

12. Reconsider Baby (L. Fulson) [03:39]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s