1958: King Creole – Elvis Presley

King Creole é o segundo álbum de trilha sonora da discografia de Elvis Presley, lançado em 1958. Como o filme se passa em New Orleans, sua trilha sonora procurou recriar um pouco da atmosfera da cidade, principalmente pela forte presença de conjunto de metais.

A primeira faixa, “King Creole”, se caracteriza por ser um rockabilly com poucas guitarras, com grandes influências de jazz (o que se repete em praticamente todas as faixas do álbum, por causa dos metais). Em “As Long As I Have You”, uma canção romântica, a voz de Elvis se sobressai, dando um show de interpretação; porém, assim como a primeira faixa, é uma música que não traz nada de tão especial.

“Hard Headed Woman” é um ótimo jazz-rock, que está a altura daquelas músicas presentes nos dois primeiros álbuns do Rei; essa talvez seja a melhor música do King Creole. “Trouble”, a quarta faixa, é uma ótima música, com um instrumental todo peculiar, ímpar na carreira de Elvis. Segue “Dixieland Rock”, mais uma animada, começando na mesma pegada da música anterior. Talvez nessas haja o ponto alto do álbum.

O lado B se incia com “Don’t Ask Me Why”, uma boa música romântica, na qual Elvis se sente a vontade pra soltar o vozerão com tudo. A seguinte, “Lover Doll”, é uma agradabilíssima canção acústica, com toda uma atmosfera de musical. “Crawfish”, a faixa 8, tem um instrumental extremamente simples, e versos muito repetitivos, o que torna a música chata e enjoativa.

“Young Dreams” é a nona do álbum, uma música como outras tantas na carreira de Elvis; muito boa, é claro, com uma grande interpretação vocal do Rei, mas que pouco acrescenta ao álbum. A penúltima é a bela “Steadfast, Loyal and True”, a cappella, na qual o Rei utiliza um perfeito tom grave, perfazendo uma de suas melhores interpretações vocais. Segue, fechando o álbum, a regionalista “New Orleans”, mais uma música que conta com um arranjo instrumental todo extravagante.

Quando se fala em King Creole, se fala em um trabalho ímpar na carreira do Rei, até mesmo pela forte influência da música de New Orleans. O instrumental todo diferente dá um algo a mais, mostrando uma parte do estilo musical de Elvis que talvez muitos hoje ignorem.

O álbum tem, é claro, grandes interpretações do Rei. Tem algumas músicas legais, principalmente aquelas três últimas do Lado A, mas o ouvinte acaba ficando com aquele gosto de “quero mais”. Algumas partes do álbum, infelizmente, soam repetitivas aos trabalhos anteriores, e a falta de grandes clássicos deixa o King Creole em um canto escondido da discografia de Elvis Presley.

Para o download abaixo, há várias faixas bônus, principalmente com músicas com takes diferentes das versões oficiais do álbum.

NOTA: 7,1

Track List:

01. King Creole (J. Leiber/M. Stoller) [02:16]

02. As Long As I Have You (F. Wise/B. Weisman) [01:50]

03. Hard Headed Woman (Claude Demetrius) [01:53]

04. Trouble (J. Leiber/M. Stoller) [02:16]

05. Dixieland Rock (A. Schroeder/R. Frank) [01:46]

06. Don’t Ask Me Why (F. Wise/B. Weisman) [02:06]

07. Lover Doll (S. Wayne/A. Silver) [02:09]

08. Crawfish (F. Wise/B. Weisman) [01:48]

09. Young Dreams (A. Schroeder/M. Kalmanoff) [02:23]

10. Steadfast, Loyal and True (F. Wise/B. Weisman) [01:15]

11. New Orleans (S. Tepper/Roy C. Bennett) [01:58]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s