1957: Elvis’ Christmas Album – Elvis Presley

Este é o quarto álbum do Rei Elvis Presley, e seu primeiro álbum com tema natalino. Todas as músicas tem o Natal como tema, abrangendo temas folclóricos (como o Papai Noel) ou religiosos. Se trata de um dos clássicos trabalhos de Elvis.

A primeira faixa do álbum, “Santa Claus Is Back In Town”, é um ótimo blues-rock, com bons riffs de piano e a voz extremamente técnica e brilhante de Elvis. A faixa seguinte, a conhecidíssima “White Christmas”, causou problemas na época; após ouvir a versão de Elvis para a música, o compositor Irving Berlin a classificou como “paródia profana do Natal com seu padrão acalentado”, inclusive requisitando que as rádios parassem de tocar não só esta faixa, mas o álbum todo (algumas rádio norte-americanas e canadenses realmente o fizeram).

Em “Here Comes Santa Claus” a voz grave de Elvis dá o ar de sua graça, em uma grande interpretação do Rei para mais uma música popular. A faixa 4 é “I’ll Be Home for Christmas”, uma belíssima canção, calma e emotiva, novamente com um show de interpretação vocal. A acústica “Blue Christmas” é mais uma faixa agradável, com a voz de Elvis sendo o grande destaque. Segue então, finalizando o Lado A do álbum, a divertida e animada “Santa Bring My Baby Back (To Me)”.

O Lado B, com cunho mais religioso, começa com “O Little Town of Bethlehem”, praticamente só com a voz de Elvis (os backing vocals são discretos, e o instrumental muito mais), escancarando toda a genialidade vocal do Rei, numa performance muito tocante. A faixa seguinte é a manjadíssima “Silent Night” (conhecida no Brasil como “Noite Feliz”), mais uma vez dando destaque total à voz de Elvis.

O vozerão grave do Rei volta a aparecer em “(There’ll Be) Peace in the Valley (For Me)”, uma música que puxa mais para o gospel. A seguinte, “I Believe”, é uma das performances vocais mais incríveis de Elvis, capaz de deixar boquiaberto o mais ferrenho dos críticos (e talvez até o próprio Irving Berlin).

A penúltima faixa do álbum é “Take My Hand, Precious Lord”, mais uma performance tendendo para o lado emotivo. E encerrando, “It Is No Secret (What God Can Do)”, que é menos densa que as anteriores, mas na qual Elvis Presley alcança notas altíssimas, surpreendentes.

O “Álbum de Natal do Elvis” não é nada inovador, não traz músicas novas e nem tem aqueles clássicos rockabillys – por ser um álbum natalino. Ele consegue se manter bem no tema, sem em nenhum momento parecer enjoativo. Não há também nenhuma canção incrível, e a presença das manjadas “White Christmas” e “Silent Hill” pode deixar o ouvinte pensando: “Mas isso aí, outra vez?”

Porém, é um ótimo álbum, onde as performances vocais do Rei são extraordinárias.

NOTA: 8,2

Track List:

01. Santa Claus Is Back In Town (J. Leiber/M. Stoller) [02:22]

02. White Christmas (Irving Berlin) [02:23]

03. Here Comes Santa Claus (G. Autry/O. Haldeman) [01:54]

04. I’ll Be Home for Christmas (B. Ram/K. Gannon/W. Kent) [01:53]

05. Blue Christmas (B. Haynes/J. Johnson) [02:07]

06. Santa Bring My Baby Back (To Me) (A. Schroeder/C. Demetrius) [01:54]

07. O Little Town of Bethlehem (P. Brooks/L. H. Redner) [02:35]

08. Silent Night (J. Mohr/F. Gruber) [02:23]

09. (There’ll Be) Peace in the Valley (For Me) (Thomas A. Dorsey) [03:22]

10. I Believe (E. Drake/I. Graham/J. Shirl/Al Stillman) [02:05]

11. Take My Hand, Precious Lord (Thomas A. Dorsey) [03:16]

12. It Is No Secret (What God Can Do) (Stuart Hamblen) [03:53]

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s